top of page
Buscar
  • imunotera

Fique atento ao dia D: Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação

Vacinação nas unidades básicas de saúde até 9 de setembro, proteja seu filho!


*Freepik

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa aguda, causada pelo vírus residente do intestino, chamado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também acomete adultos. Sua transmissão se dá por meio de objetos, águas e alimentos contaminados por fezes infectadas com poliovírus, mas também pode ser a partir de gotículas de saliva contaminadas.

A maioria das pessoas infectadas com o vírus da Pólio são assintomáticas, mas algumas apresentam sintomas parecidos com o de uma gripe comum. Entretanto, este vírus pode atacar as células do sistema nervoso e assim, causar paralisia irreversível nos membros como pernas e braços. De modo mais grave, pode atingir os músculos que auxiliam na respiração causando parada respiratória levando ao óbito.

A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. No Brasil, a estratégia adotada para a eliminação do vírus é a vacinação em massa com a vacina oral contra a pólio (VOP). Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. Essa vacina induz imunidade e promove a disseminação do poliovírus circulante, em um curto espaço de tempo.

Graças as campanhas de vacinação, há mais de 30 anos, a poliomielite encontra-se erradicada no país, porém a cobertura vacinal vem caindo nos últimos anos, gerando uma imensa preocupação. No ano passado (2021) a cobertura vacinal chegou a aproximadamente 65% somente, enquanto a meta do Ministério da Saúde, para nos mantermos livre da paralisia infantil, deve ser de pelo menos 95% da população elegível vacinada. Este índice baixo de vacinação é muito alarmante e coloca toda a nossa população em grande risco, pois existem países africanos e asiáticos onde o poliovírus é circulante, e pode ocorrer a importação de casos.

Neste cenário, até o dia 09 de setembro, está sendo coordenado pelo Ministério da Saúde o dia D de mobilização nacional das campanhas de Poliomielite e de Multivacinação. O objetivo desta campanha é reduzir o risco de reintrodução de doenças já erradicadas do país, como a poliomielite, e gerar esforços para atualizar o calendário vacinal de crianças e adolescentes.

Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade. São recomendadas uso de três doses vacinais da vacina injetável – VIP (Vacina Inativada Poliomielite) a partir dos 2 meses de vida, com mais dois reforços vacinais até os cinco anos de idade. As crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Para a multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, onde estarão disponíveis as vacinas: HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos esses imunizantes integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e são distribuídos na rede particular e pelo SUS.

Para auxiliar no combate a poliomielite e outras doenças, procure a unidade básica de saúde mais próxima e atualize a caderneta de vacinação!

A ImunoTera acredita que a vacinação salva vidas e apoia esta campanha!



REFERÊNCIAS


Laís Teixeira – Autora Convidada da ImunoTera


ACRITICA.COM. Queda na cobertura vacinal ameaça retorno de doenças já erradicadas. 25 abr. 2022. Disponível em: https://www.acritica.com/saude/queda-na-cobertura-vacinal-ameaca-retorno-de-doencas-ja-erradicadas-1.250263. Acesso em: 10 maio 2022.


SANTOS, T. Poliomielite: a pólio está voltando? In vivo. 25 abr. 2022. Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/saude/poliomielite-esta-voltando/. Acesso em: 10 maio 2022.


Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação começa nesta segunda (8) em todo o Brasil. 08 de Agosto de 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/agosto/campanha-nacional-de-vacinacao-contra-a-poliomielite-e-multivacinacao-comeca-nesta-segunda-8-em-todo-o-brasil

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page